sábado, 3 de maio de 2014

CAPITÃO AMÉRICA: O SOLDADO INVERNAL — CRÍTICA



Depois de Thor: O Mundo Sombrio, a Marvel Studios (saiba mais sobre o estudio - http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/11/marvel-comics.html) conseguiu novamente com a continuação do Sentinela da Liberdade. Capitão América: O Soldado Invernal contém uma tonalidade diferenciada de qualquer filme já feito pelo estúdio, apresentando ao público um filme de ação e espionagem intensamente maduro.



Steve Rogers (Chris Evans) está se adaptando ao mundo moderno após os acontecimentos em Os Vingadores (leia mais sobre o grupo - http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/06/os-vingadores-esse-ano-mais.html) quando se depara com a ameaça da organização secreta HYDRA retornando de sua queda após a 2ª Guerra Mundial dentro da própria SHIELD (saiba mais sobre a organização - http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/12/shield.html). O longa nos apresenta também o desenvolvimento de várias personagens, como o Falcão (Anthony Mackie), Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) — a qual tem mais destaque e um lado mais humano —, Nick Fury (Samuel L. Jackson) — pela primeira vez em ação —, e uma série de vilões introduzidos, como Batroc, o Saltador, Ossos Cruzados, Barão Von Strucker e o responsável pelo subtítulo, o Soldado Invernal.
Fiel ao arco escrito por Brubaker com ilustração de Steve Epting, o filme mostra como o efeito devastador do retorno de Bucky Barnes (Sebastian Stan) afeta o psicológico de Steve, assim como traz algumas cenas de lutas retiradas diretamente das HQs. A ação é bem desenvolvida e mais crua, sem necessidade de muitos efeitos especiais, com exceção da ação aérea do Falcão. Perseguições de carros e muita pancadaria “mano a mano”, filmadas com câmera na mão pelos diretores Joe e Anthony Russo sem poluição visual (exemplo de Michael Bay – Transformers), com entendimento completo do que está acontecendo e tensão com a ajuda da trilha sonora.
Os easter eggs são espetaculares, principalmente com a menção de Stephen Strange (Dr. Estranho, filme planejado para a fase 3 da Marvel Studios). Tony Stark é citado diversas vezes, assim como Bruce Banner, e a antiga Torre Stark aparece como a Torre Vingadores. As cenas pós-créditos dão um gancho para Vingadores: a Era de Ultron (1 de maio de 2015) e para o terceiro filme do Capitão (6 de maio de 2016 — conflitando com a data de estreia de Batman vs. Superman).
Capitão América: O Soldado Invernal é o melhor filme do estúdio, perdendo apenas para Os Vingadores. Denso, com pouco humor, muita tensão e entretenimento para fãs e não fãs dos quadrinhos. Clima que infelizmente não foi desenvolvido e mantido no decorrer do primeiro longa da fase 2, Homem de Ferro 3.


Escrito por Guilherme Rincon Amora
Revisado e corrigido por Tarsila Albuquerque
Editado por Gabriel Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário