sábado, 1 de fevereiro de 2014

Thor - O Deus Asgardiano

Hoje trago a vocês um pouco mais sobre um dos deuses  da Marvel, Thor! O deus asgardiano é o principal entre as divindades das HQs Marvel, tendo tido dois live- actions, e o último deles tendo estreado no final do ano passado (leia a crítica: http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/11/thor-o-mundo-sombrio-critica.html). Quando O Poderoso Thor surgiu nos quadrinhos da Marvel, ele não era retratado como um deus nórdico, isso só veio a ocorrer quando Stan Lee (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/10/stan-lee.html) assumiu os roteiros do herói.



Filho de Odin e Jord, Thor vive em uma dimensão acima da Terra (na mitologia nórdica, Midgard), conhecida como Asgard. Nessa dimensão, existem nove mundos ligados pela Ponte do Arco-Íris, vigiada por Heimdall. Só é possível transitar por essa ponte com a autorização de seu vigia.

Thor, na mitologia nórdica, é conhecido como o Deus do Trovão, e seu irmão Loki é conhecido como o Deus da Trapaça. Por deter esse título, inúmeras vezes ele tentou matar o seu irmão, pelo fato de Thor ser o filho favorito. Inclusive, a primeira vez que Os Vingadores se juntaram foi devido a um dos planos de Loki para matar seu irmão (leia mais em: http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/06/os-vingadores-esse-ano-mais.html).

Asgard

Em sua juventude, o Príncipe de Asgard era muito arrogante por deter tamanho poder. Em uma de suas muitas aventuras inconsequentes, ele foi parar em um dos nove mundos: o Reino dos Gigantes de Gelo. Esse reino, por muitas vezes, entrou em confronto com Asgard, e muitas batalhas sangrentas haviam ocorrido no passado. Em um tratado firmado por Odin e pelo Rei dos Gigantes de Gelo, nenhuma batalha seria mais travada desde que ambas as partes ficassem em seus respectivos reinos. Assim que Thor pisou onde não podia, esse acordo foi quebrado, e um novo conflito foi travado. Os asgardianos saíram vitoriosos da guerra, porém Odin castiga seu filho.

"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la, deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso, necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Midgard, lá aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo, não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!".

E foi assim que nasceu o Dr. Donald Blake, um talentoso médico que na verdade não sabia que era um deus. A única coisa que restava a Thor eram as memórias de um humano, que pouco a pouco foi aprendendo a verdadeira humildade até seu destino se cumprir. Em sua primeira aventura publicada pela Marvel (link), em agosto de 1962 (Journey Into Mystery #83), Donald avistou uma nave espacial que trazia a bordo uma raça extraterrestre conhecida como Homens de Saturno. Assustado com tal fenômeno, ele foge dos estranhos seres e entra em uma caverna onde se encontrava o seu fiel martelo mágico, Mjolnir. O poderoso martelo de Thor é feito de um mineral místico chamado Uru e foi forjado no coração de uma estrela pelos Deuses Ferreiros de Asgard: Brokk e Eitri, tendo sido um presente de Odin. Mjolnir só pode ser erguido pelo Deus do Trovão ou por alguém de igual nobreza. Além de ele sempre voltar à mão de seu possuidor, o martelo também é capaz de criar tempestades e portais dimensionais e soltar raios.



Donald Blake, ao conseguir empunhar o martelo, transforma-se novamente em Thor e lembra-se de parte dos acontecimentos, e tudo lhe foi revelado em seu reencontro com seu pai.  Dessa forma, a Terra ganha mais um poderoso herói na luta contra poderosos inimigos como Homem Absorvente, Gigantes de Gelo, Loki, Alto Evolucionário, Mefisto e Galactus (uma pequena lista dos principais inimigos de Thor).

Veja a ficha de Thor em: http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/10/fichas-dos-super-pt4.html


Escrito por Gabriel Albuquerque
Revisado e corrigido por Tarsila Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário