terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fichas dos Super pt5

Professor X:



Nome: Charle Francis Xavier

Planeta Atual: Terra

Cidade Atuante: New York

Ocupação: --
Codinome: Professor X (ou Professor Xavier)

Afiliações: Império Shiar, Illuminati, Resistencia Mutante, Corporação X, X-Men

Poderes: Poderes telepáticos, leitura da mente, projeção mental, manipulação da memória, raja psônica, ilusões telepáticas, controle e manipulação mental, anulação de habilidades.

Principal Vilão: Magneto

Apelidos: --

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: X-Men #1 (setembro de 1963)

Criado por: Stan Lee e Jack Kirby

Darkseid:

Nome: Uxas

Planeta Natal: Apokolips

Cidade Atuante: Apokolips

Ocupação: --

Codinome: Darkseid

Afiliações: Sociedade Secreta dos Supervilões

Poderes: Raio ômega, super força, resistência e velocidade; mudança de tamanho, durabilidade, imortalidade, persuasão, detecta fraquezas

Principal Vilão: Superman

Apelidos: Lado Negro, O Tirano

Publicado por: DC Comics

Primeira Aparição: Superman’s Pal Jimmy Olsen #134 (novembro de 1970)

Criado por: Jack Kirby

Loki:


Nome: Loki Laufeyson

Planeta Natal: Asgard

Cidade Atuante: Jotunheim, Asgard

Ocupação: Principe de Asgard

Codinome: --

Afiliações: Atos de Vingança

Poderes: Agilidade, força, resistência e velocidade sobre humanas, mestre em combate corpo a corpo e no combate armado, mestre em magia, imortalidade relativa, imunidade a venenos, temperaturas extremas e a dor

Principal Vilão: Thor

Apelidos: --

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: Journey into Mistery #85 (outubro de 1962)

Criado por: Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby

Escrito por Gabriel Albuquerque

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sailor Moon - O Anime



Recentemente escrevi uma matéria falando um pouco sobre o mangá da série Sailor Moon. Hoje vim falar com vocês sobre o anime dessa série.

Como já é tradição no Japão, muitos mangás se tornam animes mantendo o mesmo gênero mudando pequenas coisas da história ou apresentando personagens diferentes. Mudanças que muitas vezes se fazem necessárias para melhor compreensão do telespectador. No caso de Sailor Moon, não fica evidente muitas diferenças. Algumas personagens de pequena importância são colocadas no enredo, somente para dar sentindo a sequência de episódios. Personagens essas, que aparecem e depois somem sem afetar a continuação do anime. Com 200 episódios o anime fora transmitido do ano de 1992 ao ano de 1997, e contou com cinco temporadas, assim como no mangá. No Brasil, a Rede Manchete foi a primeira emissora a passar o anime, seguindo pelo canal fechado Cartoon Network Brasil, Rede Record e Rede Brasil de Televisão; sendo que esses dois últimos não transmitiram todos os episódios.

Assim como no mangá, a história se inicia com Usagi Tsukino achando a gata falante Lua, e, após salvá-la; a gata fala com a jovem que ela tem a missão de ser uma Sailor e defender o mundo de todo e qualquer mal, com o auxílio de uma tiara especial, a Tiara Lunar. Enquanto as outras Sailor não aparecem, Usagi luta contra vários inimigos ao lado de um mascarado chamado Tuxedo Max. Nessa primeira fase, que compreende de 46 episodios a rainha do mal Beryl, ao lado de seus generais Jedeite, Nephrite, Zoicite e Kunzite querem reviver sua líder, a Rainha Metallia. As Sailor Mercúrio (Ami Mizuno), Sailor Marte (Rei Hino), Sailor Júpiter (Makoto Kino) e Sailor Vênus (Minako Aino); se juntam a Usagi para impedir que a Rainha Metalia reviva. Sua transmissão se deu de março de 1992 a 27 de fevereiro de 1993.

A segunda fase, de 6 de março a 12 de março de 1994; recebe o nome de Sailor Moon R, e temos a inserção da Rini Usagi (Chibiusa), a Sailor Moon do século XXX que precisa do Cristal de Prata para conseguir paz em sua época. É também durante essa temporada que a Sailor Pluto integra o grupo, as levando ao futuro onde acontece a batalha final da temporada. Sailor Moon S é o nome da terceira temporada, exibida de 19 de março de 1994 a 25 de fevereiro de 1995. Nessa fase um novo inimigo aparece, e ele está atrás da Taça Lunar para obter grande poder. E para isso ele manda seus demônios atacarem os humanos de coração puro. As Sailor Netuno (Haruka Tenoh) e Sailor Urano (Michiru Kaioh) são inseridas ao grupo e a Sailor Moon consegue um novo poder graças ao amor dela pelo Tuxedo Max. Chibiusa retorna do futuro e escolhe ficar nessa época. Também no final da temporada é apresentada a Sailor Saturno (Hotaru Tomoe).

As duas últimas temporadas se passam de 4 de março de 1995 (4ª temporada até 2 de março de 1996) a 8 de fevereiro de 1997. Nessas duas últimas temporadas não há mais Sailor se juntando ao grupo. As novidades de personagens se dão aos vilões. As batalhas continuam sempre muito incríveis, e todas as meninas encontram dificuldades em alguns momentos delas. E no final da série, o momento mais aguardado ocorre, que é quando ocorre o beijo de Usagi e Tuxedo. O que nos leva a pensar: porque só no final? Durante toda a série, já que ela foi voltada para o público infanto-juvenil feminino (feminino como público alvo, mas muitos garotos assistiam) esse beijo poderia ter ocorrido durante várias vezes durante a série. Dá para entender a ideia do suspense, mas esperar cinco temporadas foi muito!


Em 2009 o anime foi relançado em escala mundial no canal fechado Animax (na qual não existe mais. Não foi possível descobrir onde está e se está passando) é também é possível achar a série em DVD pela CD&DVD Factory. Mas, o jeito mais fácil de achar o anime é na interent para baixar como RMVB ou assistir online. Alguns sites até com qualidade HD!

Escrito por Gabriel Albuquerque

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Fichas dos Super pt4


Thor:
 
Nome: Thor Odinson

Planeta Natal: Asgard

Cidade Atuante: --

Ocupação: --

Codinome: Thor

Afiliações: Asgardianos, Vingadores

Poderes:
Sem Mjolnir - força super humana, invulnerabilidade, velocidade sobre humana, imunidade divina, imortalidade relativa, controle dos elementos da tempestade
            Com Mjolnir – voo, manipulação da energia, criação de portais dimensionais, controle da terra.

Principal Vilão: Loki

Apelidos: Deus do Trovão

Publicado por: Marvel Comics

Primeira aparição: Journey Into Mistery #83 (agosto de 1962)

Criado por: Stan Lee, Larry Lieber, Jack Kirby

Aquaman


Nome: Arthur Curry Jr.

Planeta Natal: Atlantis (Terra)

Cidade Atuante: Atlantis

Ocupação: Príncipe/Rei

Codinome: Aquaman

Afiliações: Liga da Justiça, Exército de Atlantis

Poderes: Respiração debaixo d’água e fora, imune a venenos de seres aquáticos e repteis, telepatia com seres aquáticos, resistência ao frio extremo, sentido sonar, força, velocidade e agilidade sobre humanas; fator de cura e uma mão que tem um gancho

Principal Vilão: Arraia Negra

Apelidos: Rei dos Oceanos, Habitante das Profundezas

Publicado por: DC Comics

Primeira aparição: More Fun Comics #73 (novembro de 1941)

Criado por: Paul Norris e Mort Weisinger

Surfista Prateado


Nome: Norrin Radd

Planeta Natal: Zenn-La

Cidade Atuante: --

Ocupação: Astrônomo

Codinome: Surfista Prateado

Afiliações: Arautos de Galactus, Defensores, Quarteto Fantástico e Vingadores

Poderes: Controle dos quatro elementos do universo, supersentidos, capacidade de emanar energia cósmica, transmutação da matéria, sobrevive em qualquer ambiente, super força, visão do passado, capaz de criar campos de força, manipulação da gravidade

Principal Vilão: Galactus

Apelidos: --

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: Quarteto Fantástico #48 (1966)


Criado Por: Stan Lee e Jack Kirby

Escrito por Gabriel Albuquerque

sábado, 19 de outubro de 2013

Bishoujo Senshi Sailor Moon - Sailor Moon



A maioria de vocês devem ter assistido esse anime durante a infância na Rede Manchete e mais tarde pelo Cartoon Network ou pela Rede Record. Mas, vocês sabiam que a séria começou como um mangá? Ilustrado e escrito por Naoko Takeuchi no ano de 1992, o mangá fora publicado na revista Nakayoshi da editora Kodansha.


A ideia de Naoko era criar uma história sobre garotas do espaço. Ao falar com seu editor ele deu a ideia de colocar as personagens em tradicionais uniformes escolares japonês do início do século XX, o que resultou em uma prévia de Sailor Moon, uma série chamada Codename wa Sailor V. Nessa série a estudante Minako Aino, após conhecer um gato falante que lhe dá super poderes, começa a proteger a Terra com o codinome de Sailor V. Quando resolveram transformar o mangá em anime, Naoko resolveu mudar o estilo de sua história para o gênero sentai, que é o conceito de um time de cinco personagens. Ao fazer isso ela mudou o título de sua obra para Bishoujo Senshi Sailor Moon. Assim, Usagi e suas amigas passam a serem as protagonistas da série.

















À esquerda vl1 de Bishoujo Senshi Sailor Moon e à direita vl1 de Codename wa Sailor V  

O mangá contém cinco arcos principais. O primeiro dele é o Arco Sailor Moon, que vai do primeiro volume ao terceiro, onde são introduzidas a Sailor Moon e todas as guerreiras do Sistema Solar interno. O conceito do Cristal de Prata e do Milênio de Prata são explicados. A vilã principal das Sailor é apresentada, Rainha Metallia. Essa fase do mangá corresponde a primeira saga do anime, Sailor Moon Classic

O segundo arco (Arco Black Moon) vai do volume quatro ao volume sete do mangá, e traz novas personagens: ChibiUsa, Tóquio de Cristal e Sailor Pluto; e o futuro das personagens. Apresenta como vilão principal Wiseman (Death Phantom). Nesse ponto era para a série ter terminado, porém a pedido da Kodansha (e para a nossa felicidade), Naoko continuou a produção. O segundo arco corresponde a segunda temporada do anime, Sailor Moon Return.

Arco Infinity, é o terceiro arco. Vai do volume sete ao volume dez do mangá, e introduz a Sailor Senshi, que é do Sistema Solar externo, os talismãs, o Cálice Sagrado e apresenta o Mestre Pharao como vilão. No anime é a terceira temporada, sailor Moon Super.

O quarto arco, Arco Dream, vai do volume 11 ao volume 15; onde Elysion, Helios (Pegasus) e o Cristal Dourado são introduzidos. O conceito dos Sailor Crystals são explicados e tem como vilã principal a rainha da Dead Moon, Nehereniai. Corresponde a quarta temporada do anime, Sailor Moon SuperS.


O último arco vai do volume 16 ao volume 18 do mangá. Nele as origens das Sailor Senshi são exploradas e apresenta várias guerreiras de locais longínquos da galáxia, que ajudam as Sailor da Terra a combater os vilões Sailor Galaxia e Chaos. Este último sendo o mais poderoso e último vilão que elas enfrentam. Esse arco mostra o fim do mangá, assim como corresponde também ao final do anime, Sailor Stars.

Escrito por Gabriel Albuquerque

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Ficha dos Super pt3

Duende Verde 1:

Nome: Norman Osborn

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: Nova York

Ocupação: Empresário

Codinome: Duede Verde

Afiliações:
            Thunderbolds

Poderes: Norman Osborn era um talentoso engenheiro bélico. Virou o Duende Verde por uma solução química que ele tinha planejado com base em uma fórmula originalmente concebida pelo Professor Mendel Stromm. O processo deu a Osborn agilidade, força sobre-humana, velocidade, resistência e destreza, assim como um "fator de cura" que lhe permite curar mais rapidamente até mesmo de danos corporais letais, tais como ser apunhalado no peito por lâminas de grande porte. Além dessas vantagens físicas, o soro também reforça bastante reforçada mais ainda o de Norman, fazendo dele um gênio de boa-fé capaz de fazer descobertas em áreas avançadas da genética, robótica, engenharia, física e química aplicada. A fórmula Goblin é a responsável por ter conduzido Osborn a insanidade - defeitos de sua personalidade foram fortemente aumentada pelo soro, resultando em perigosas mudanças de humor e alucinações.

Armas: O Duende Verde está armado com uma variedade de dispositivos bizarros. Ele viaja em seu planador, que é rápido e manobrável incrivelmente equipado com vários armamentos. Outras armas incluem bombas de abóbora, de fumaça e granadas de gás e luvas de tecido com micro-circuito filamentos canal que descargas pulsadas de energia eléctrica a cerca de 1.000 volts. Ele veste um traje verde debaixo de um outro com malha com uma túnica roxa que se sobrepõem. Sua máscara tem um filtro de gás para mantê-lo seguro de seu próprio gases.

Principal Vilão: Homem Aranha

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição:
 EUA – The Amazing Spider-Man # 14 (Julho 1964)
           
Criado por: Stan Lee e Steve Ditko


Coringa:

Nome: --

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: Gotham City

Ocupação: --

Codinome: Coringa

Afiliações:
             Liga da Injustiça

Poderes: intelecto genial, a loucura as vezes te dá forças

Principal Vilão: Batman

Apelidos: Palhaço do crime.

Status: Ativo

Publicado por: DC Comics

Primeira Aparição: Batman  #1 (1940)


Criado por: Bill Finger e Bob Kane e Jerry Robinson (conceito)

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Segunda Temporada de Arrow - O que Esperar?






ATENÇÃO! CONTÉM SPOILERS!


No último dia nove desse mês (quarta-feira) tivemos a estreia da 2ª temporada da série Arrow, que é inspirado no herói Arqueiro Verde. Na primeira temporada nós vimos um Arqueiro sombrio onde a única coisa que importava para ele era a lista que seu pai lhe deu antes de morrer após o naufrágio do barco que eles se encontravam.
Sendo conhecido somente como “Vigilante” ou “Encapuzado”, Oliver Queen não poupava ninguém que se opusesse em seu caminho.

Com várias diferenças do quadrinho, como por exemplo, a sua família estar viva; a primeira temporada chegou ao vim de forma trágica com a morte de Tommy, melhor amigo de Oliver, após a explosão de toda a região pobre de Starling City, o Glades. O herói do seriado retorna a ilha onde ficou perdido durante cinco anos, como uma forma de fugir dos problemas que ocorreram (e ocorrem) em sua cidade natal. Inclusive, durante toda a primeira temporada há vários flashback sobre como fora a sobrevivência de Oliver nesta ilha Lian Yu, localizada próxima à China. Acontecimentos estes, que nunca ocorreram nos quadrinhos. Não que isso seja algo ruim. É bem interessante ver um playboy aprendendo a se virar da terra. Ficou até um pouco menos “exagerado” do que nas HQ.

Felicity e Dig, companheiros no seriado do Arqueiro, viajam até a ilha atrás dele para convencê-lo a voltar para a cidade, com a desculpa que a Stellmoor International, está tomando conta da cidade inteira, inclusive já detêm 45% das Consolidações Queen. Ao chegar na cidade ele descobre que sua irmã Thea assume a sua boate e que há alguns encapuzados fazendo o que ele fazia antes: matando todos aqueles que decepcionaram a cidade. Nesse momento é que as coisas começam a ficar interessantes, pois Oliver se vê obrigado a colocar a sua roupa verde novamente para combater esses mascarados. E, como havia prometido, ele não seria mais um assassino.

O fim da primeira temporada e o começo da segunda nos deixa claro a segunda crise de identidade do herói (há uma primeira no meio da temporada anterior). O que pode ser muito para pouco tempo, mas ela se torna fundamental para a construção do caráter da personagem. Nessa segunda temporada de Arrow, fica bem claro que teremos aparições frequentes de outros heróis que fazem parte do mundo do Arqueiro Verde, assim como a provável formalização do Ricardito. Podemos esperar tanta ação quanto na primeira, porém de uma forma menos sangrenta e com menos morte. Ficou no ar, e isso foi algo que prende quem assistiu o primeiro episódio, se finalmente Oliver Queen irá usar finalmente o nome Arqueiro Verde, já que o “Vigilante” ficou associado a um nome de assassino.


Muitas perguntas ficam no ar, mas há indícios que a partir de agora, irão aparecer mais semelhanças com os quadrinhos, o que provavelmente a maior parte dos fãs esperam desde a sua estreia. Mas, lembrando que o seriado é inspirado e não uma adaptação dos quadrinhos.

Escrito por Gabriel Albuquerque

sábado, 12 de outubro de 2013

Capitão América - O Supersoldado


Hoje vamos trazer para vocês um pouco sobre o maior soldado de todos os tempos, Capitão América!



Sua criação se deu por Joe Simon e Jack Kirby, no ano de 1940, e teve a sua aparição pela primeira vez na revista Captain America Comics #1, da editora Timely Comics. Nessa primeira edição, Steve Rogers, um garoto franzino e com problemas de saúde; faz de tudo para conseguir entrar para o exército dos EUA, e lutar pelo seu país na Segunda Guerra Mundial. O jovem não media esforços para conseguir realizar o seu sonho, e terminou se engajando em um projeto experimental para a criação de soldados superiores aos outros: o “Projeto Supersoldado”. Esse projeto consistia em um soro especial e radiação, o que tornou Steve mais ágil, forte, musculoso e veloz do que até os melhores atletas! O que eles não sabiam é que havia um agente duplo à serviço de Hitler, que mata o cientista responsável pela criação do soro. Como não havia nenhum manuscrito da formúla do “soro supersoldado”, Steve Rogers se tornou o primeiro e único supersoldado do mundo!

Porém, como o Capitão América havia sido criado para representar a “força do exército dos EUA”, com o fim da guerra a sua imagem perdeu o sentido e a Timely Comics suspendeu as publicações do soldado. Somente em 1964, a Marvel reviveu suas histórias revelando que o herói havia caído de um avião no Atlântico Norte e vivera os últimos anos em estado de animação suspensa. O soldado ressurgiu para uma nova geração de leitores como o líder de um dos mais famosos grupos de heróis: Os Vingadores.

  
Durante a Guerra Civil, os Novos Vingadores em um combate contra o vilão Nitro, explodiram uma escola. Isso fez com que o governo estadunidense implementasse a “lei de registros de super-humanos”. Em oposição a lei, o Capitão América criou os Vingadores Secreto. Um outro grupo apoiava a lei comandado pelo Homem de Ferro. Em dado momento, um clone do Thor mata Golias (Bill Foster) que era membro da resistência.
Após o ocorrido, alguns aliados debandaram o grupo do Homem de Ferro, o que fortaleceu a resistência. Ao conseguir as plantas da zona negativa, onde eram presos os heróis, o Capitão organizou a invasão da prisão, onde começou a batalha final. Ela terminou na cidade de Manhattan, quando o Manto teleportou todos.
Ao perceber a destruição causada pela batalha, o Capitão se entregou como um gesto de desculpas para com a sociedade, dando assim o fim da Guerra Civil com a vitória do Homem de Ferro.


Após a conclusão da Guerra Civil, em 2007 saiu a mini série Capitão América: Morre uma Lenda, onde, no dia de seu julgamento; Steve é baleado na escadaria do Capitólio, e morre a caminho do hospital. Na cena do crime é encontrado o vilão Ossos Cruzados, capanga do Caveira Vermelha, apesar de que não houve provas para incriminá-lo.



Escrito por Gabriel Albuquerque


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Fichas dos Super pt2

Fala pessoal, tudo bem com vocês?

Trazendo para vocês mais três fichas de super-heróis. Lembrando que vocês podem deixar a sua sugestão nos comentários de quem quer ver na próxima lista!

Homem Aranha:

Nome: Peter Parker

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: Nova York

Ocupação: Free lance como fotógrafo

Codinome: Homem Aranha

Afiliações:
            Como Peter Parker: Clarim Diário
            Como Homem Aranha: Novo Quarteto Fantástico, Vingadores, Novos Vingadores

Poderes: Alto nível de inteligência, memória fotográfica, força sobre-humana, super agilidade e velocidade, adesão à superfícies sólidas, dispara teias dos pulsos, previsão de perigos (“sensor aranha”), mestre em combate corpo a corpo

Principal Vilão: Duende Verde

Apelidos: Aranha Humana, O Amigo da Vizinhança, Escalador de Paredes, Cabeça de Teia, Amigo Para Todas as Horas

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição:
 EUA – Amazing Fantasy #15 (Agosto de 1962)
            Brasil – Álbum Gigante #11 (Agosto de 1968)

Criado por: Stan Lee e Steve Ditko

Wolverine

Nome: James “Logan” Howlett

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: Sem local especifico

Ocupação: Não possui como “Logan”

Codinome: Wolverine
Afiliações:
            Como Wolverine: X-Men, Os Novos Vingadores, Irmandade de Mutantes, Novo Quarteto Fantástico, Arma X, Os Cavaleiros do Apocalipse X-Force, Departamento H e Tropa Alfa

Poderes: Regeneração celular, garras retráteis de Adamantium (metal mais resistente do mundo), sentidos aguçados, super agilidade, mestre em artes marciais.

Principal Vilão: Dente de Sabre

Apelidos: Caolho, Morte, Logan, Arma X

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: The Incredible Hulk #180 (Novembro de 1974)

Criado por: Len Wein, John Romita e Herb Trimpe

Homem de Ferro:

Nome: Anthony Edward Stark

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: Nova York

Ocupação: Presidente da Stark Industries, Participante do Departamento de Defesa dos EUA

Codinome: Homem de Ferro

Afiliações:
            Como Tony: Stark Industries, Participante do Departamento de Defesa dos EUA
            Como Homem de Ferro: Vingadores, Poderosos Vingadores, Novos Vingadores, Vingadores do Costa Oeste, Illuminati, S.H.I.E.L.D., Força Tarefa

Poderes:
            Sem armadura: intelecto sobre humano, tecnopatia com sua armadura, super gênio em tecnologia de computadores, possessão da Gema Real e mestre em artes márcias
            Com armadura: super força, disparos de energia e voo.

Principal Vilão: Mandarim

Apelidos: Homem de Cobalto, Cavaleiro de Ferro e Vingador Dourado

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: Tales of Suspense #39 (Março de 1963)

Criado por: Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby


terça-feira, 8 de outubro de 2013

Sir. John Ronald Reuel Tolkien


Apesar dessa matéria hoje não ser ligada diretamente ao mundo dos quadrinhos/anime, vamos falar de alguém muito querido por nós. Ninguém mais que, J. R. R. Tolkien!
Que ele é um gênio, e todos nós amamos os filmes inspirados em seus magníficos livros como, o mais famoso de todos, O Senhor dos Anéis; não é novidade para ninguém. Mas, resolvi contar um pouco mais sobre a sua história, pare que nos apaixonemos mais ainda por seu talento e trabalhos.

Sir. John Ronald Reuel Tolkien nasceu no ano de 1892, em Bloemfontein, Estado Livre de Orange, na atual África do Sul. Porém, sua criação se deu na Inglaterra, a terra natal de seus pais. Por ser muito novo ao se mudar de país, os seus pais o naturalizaram britânico. Essa mudança se deu somente com sua mãe, Mabel Suffield e com seu irmão Hilary Arthur Reuel Tolkien. Seu pai, Arthur Tolkien ficou no Estado Livre de Orange por causa de seu trabalho no Bank of Africa, na qual, após contrair febre reumática, veio falecer no ano de 1896. No ano de 1900, sem Arthur para enviar dinheiro para os três, a única ajuda financeira vinha de alguns parentes. Ajuda essa que se desfez quando Mabel decidiu se converter para a igreja católica. Sem dinheiro, a mãe de Tolkien veio a falecer de diabetes. O escritor considerou esse fato um ato de fé de sua mãe, e converteu-se também ao catolicismo, na qual seguiu até o fim de sua vida. Com a morte de sua mãe Tolkien e seu irmão foram entregues aos cuidados do Padre jesuíta Francis Xavier Morgan

John e Hilary foram alojados no mesmo local que uma jovem chamada Edith Bratt, que viria a ser a futura esposa do escritor. Porém, seu tutor não permitia que eles se vissem, até Tolkien completar 21 anos, onde ele alcançaria a maior idade. No seu vigésimo primeiro aniversário, ele escreveu para Edith a propondo em casamento, mesmo a jovem estando comprometida. Ela aceitou o pedido e se converteu para o catolicismo. Juntos tiveram quatro filhos: John Francis Reuel Tolkien (1917-2003), Michael Hilary Reuel Tolkien (1920-1984), Christopher John Reuel Tolkien (1924) e Priscilla Anne Reuel Tolkien (1929).

Durante a sua infância houveram duas realidades: a rural em Sarehole, ao sul de Brimingham (local de inspiração para a criação do Condado), e o urbano, na escura Brimingham, onde ele iniciou os seus estudos. Após a morte de sua mãe, Tolkien dedicou-se inteiramente aos estudos, demonstrando forte talento para a linguística. Estudou grego, latim, línguas antigas e modernas. No ano de 1908, o jovem inicia a sua carreira acadêmica no Exeter College, da Universidade de Oxford. Em 1915 ele recebe o seu diploma com honras de licenciatura em Literatura em Língua Inglesa. Um ano depois, ele fora convocado pelo exército inglês para a guerra (1ª Guerra Mundial). Em 1918, após contrair tifo, foi enviado de volta para a Inglaterra, e em 1919, de volta à Oxford inicia um de seus livros, O Silmarillion. Com o fim da guerra, Tolkien se dedicou a carreira acadêmica como professor, se tornando um grande e respeitado filólogo. Nessa mesma época ingressou ao um grupo responsável pela elaboração do New English Dictionary. Em 1925, houve a primeira publicação de um de seus trabalhos, feito em conjunto com E.V. Gordon: Sir. Gawain & The Green Knigth.

“A ancestral Sarehole há muito que se foi, engolida pelas estradas e por novas construções. Mas era muito bonita, na época em que vivi lá…” - Tokien

O seu primeiro grande sucesso surgiu no ano de 1928, enquanto examinava documentos de alunos que queriam ingressar na Universidade:

Um dos alunos deixou uma das páginas em branco – possivelmente a melhor coisa que poderia ocorrer a um examinador – e eu escrevi nela: Em um buraco no chão vivia um hobbit, não sabia e não sei por quê.” - Tokien

E, a partir dessa frase, ele começou a escrever O Hobbit, mas o deixou pela metade. O manuscrito foi emprestado para a Reverenda Madre de Cherwell Edge, e visto por uma bacharel de Oxford, Suan Dagnall, que trabalhava para editora Allen & Unwin. O livro pela metade foi analisado depois por Rayner Unwin, filho da fundadora da editora, que ficou maravilhado com a história e encorajou Tolkien a termina-lo. Assim, no ano de 1937, sai a primeira publicação de O Hobbit.

As aventuras do hobbit Bilbo ao lado do mago Gandalfi pela Terra Média fez tanto sucesso, que Tolkien foi sondado para novas aventuras. Ele ofereceu o que considerava o seu principal trabalho, O Silmarillion. Mas, a editora Allen & Unwin não quis arriscar. Assim, ele resolveu dar continuidade a saga dos hobbits e começa a trabalhar em uma nova obra que lhe custou doze anos de trabalho, e que mais tarde o conceituaria como um dos mais importantes escritores de todos os tempos. Ele havia escrito O Senhor dos Anéis. A primeira publicação de sua mais famosa obra se deu em 1954 (A Sociedade do Anel e As Duas Torres) e no ano de 1955 (O Retorno do Rei). Essa trilogia consolidava o Mundo Secundário de Tolkien. Uma realidade a parte chamada Árda, habitada por seres fantásticos como os Valar, os Maiar, e os mais conhecidos hobbits, elfos, anões, trolls e orcs.

“[Criei] um Mundo Secundário no qual sua mente pode entrar. Dentro dele, tudo o que ele relatar é "verdade": está de acordo com as leis daquele mundo. Portanto, acreditamos enquanto estamos, por assim dizer, do lado de dentro.” – Tokien

Tokien ainda teve outras obras importantes publicadas: Sir Gawain and The Green Knigth (1925), Mestre Gil de Ham (1949), As Aventuras de Tom Bombadil (1963), Smith of Wootton Major (1967), Sobre História de Fadas (1965); entre outros vários títulos em vida e após sua morte.

No ano de 1972 ele recebe um dos títulos mais importantes do mundo: a Ordem do Império Britânico, concedido pela Rainha Elizabeth; se tornando assim Sir John Ronald Reuel Tokien. Um ano depois, com 81 anos, Tolkien foi internado por estar sofrendo uma hemorragia interna, devido a uma úlcera. E no dia 2 de setembro, um dos maiores gênios da literatura falece.

“Dois de Setembro de 1973, Londres. J.R.R. Tolkien, linguista, estudioso e autor de sucesso, faleceu hoje em Bournemouth. Ele tinha oitenta e um anos…” – The Sunday Times

Escrito por Gabriel Albuquerque