domingo, 30 de setembro de 2012

Deadpool


Criado por Rob Liefeld e Fabian Nicieza, a personagem foi publicada pela Marvel Comics e apresentada ao público na revista The New Mutants #98, como vilão em Fevereiro de 1991. Apelidado de “mercenário tagarela”, Deadpool – Wade Wilson; parecia uma paródia do também mercenário Slade, da DC Comics.
Com a perda da mãe e sendo espancado pelo pai militar, Wade se tornou uma criança revoltada com o mundo e na sua adolescência, um delinquente. Após uma briga de bar causada pelo garoto e seus amigos, o seu pai veio a óbito. Esses eventos o fizeram tornar um mercenário matando somente aqueles que ele julgava merecedores da morte. Toda fez que falhava em uma de suas missões ele se valia de plásticas e recursos tecnológicos para mudar sua identidade. Wade viajou pelo mundo realizando missões, e retornou ao Estados Unidos após ter abandonado um trabalho no Japão, onde ele deveria matar um criminoso chamado Oyakata; porém, não conseguiu por estar envolvido com sua filha. Em seu retorno, ele conheceu a prostituta chamada Vanessa Carlysle (conhecida como Mímica), mas o relacionamento dos dois não durara muito. Ao descobrir que tinha câncer ele terminou dizendo que ela não deveria perder tempo com um homem destinado a morte, chegando até ao ponto de largar a quimioterapia.
Suas esperanças foram renovadas quando ele ficou sabendo do Departamento H, uma organização para o desenvolvimento de armas especiais do governo canadense. Ele se tornou cobaia no desenvolvimento de super-homens administrada em conjunto pelo governo canadense e estadunidense: o famoso Projeto Arma X. Através do fator de cura do Wolverine implantado em seu corpo, o câncer foi detido temporariamente. Só que o experimento não saiu do jeito que se esperava e ele se tornou mentalmente instável e terrivelmente desfigurado. Isso foi comprovado quando ele matou um de seus companheiros de missões, o Slayback. Mandado para um hospício, Wade sofreu várias torturas experimentais realizadas pelo Dr. Killbrew e seu sádico assistente Ajax. Existia um jogo conhecido como “Deadpool”, que era uma rede de apostas onde o objetivo era adivinhar quem morreria primeiro devido às torturas. Submetido a várias sessões de torturas e sobrevivendo a todas elas com frieza, o mercenário ganhou o respeito dos outros pacientes e a fúria de Ajax, que arrancou o coração de Wade e o deixou para morrer. A fúria era tanta que pela primeira vez o seu fator de cura foi ativado e o seu coração se regenerou por completo. Adotando o codinome de Deadpool, ele matou Ajax e fugiu do hospício.
 
 
Retomando a sua vida de mercenário, atuou um pouco como capanga do Cabeça de Martelo, mas logo retornou a sua vida de freelancer. Em sua carreira ele trabalhou como assassino de Wilson Fisk (Rei do Crime). Ele tentou retomar trabalhos pelo governo canadense, mas ele não achou que o trabalho era adequando para o seu temperamento. Mais tarde ele foi contratado pelo gênio conhecido como Mago. Porém, ao ir encontrá-lo, Deadpool errou o endereço e acabou aceitando um trabalho para personificar o Duende Macabro. Ao ser contatado novamente por Mago, ele se uniu aos vilões Treinador e Constritor para o recrutamento do Quarteto Terrível. O plano falhou e o mercenário voltou a matar para o Rei do Crime. Não se manteve muito tempo ao lado do chefão do crime, devido a algumas desavenças com o vilão Mercenário. Mais tarde trabalhou como traficante de armas para Tolliver, que na verdade era o viajante do tempo Gênese. Depois de algum tempo ele foi enviado para matar um soldado mutante do futuro conhecido como Cable. Ele acabou sendo derrotado pelo soldado que se aliou aos Novos Mutantes. Não conseguindo se tornar uma pessoa melhor, Deadpool procurou ajuda do psiquiatra Dr. Bong que o aconselhou a enfrentar o Wolverine no intuito de trabalhar suas dificuldades. Mais tarde durante a tarefa de assassinar Duncan Vess, entrou novamente em confronto com Wolverine.
Deadpool mantém sua vida como mercenário sempre se aliado a alguém ou a algum chefão do crime organizado, e; às vezes fazendo trabalhos como freelancer; sendo tendo altos e baixos em sua vida e fazendo inúmeros inimigos por onde passava. Ele continua um embate com várias personagens que estavam no programa Arma X, principalmente com o Wolverine. A Marvel hoje em dia está deixando o anti herói um pouco mais humanizado e o transformando em herói. Essa transformação divide opiniões com alegações de que a personagem perderia as suas características principais. Aqueles que são a favor acham que ele seria uma ótima personagem para compor o grupo dos X Man tendo ações parecidas com as do Wolverine.
 
Escrito por Gabriel Albuquerque


terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ruronin Kenshi - Samurai X


No último dia três deste mês foi anunciado que o live-action de Kenshin Himura será lançado aqui no Brasil também! Devido ao grande sucesso no Japão (que teve o lançamento no dia 25 de Agosto), o estúdio WB resolveu fazer um lançamento mundial. Ainda não tem data prevista, mas acho que todos os amantes do mangá/anime estão ansiosos para esta data sair. No final do mês passado (dia 28/08) a JBC anunciou o relançamento do mangá aqui no Brasil com o título original, o que agrada a muitos fãs. As novas edições do mangá terão o formato tankobon, o que equivale a dois volumes da série original, com o total de 28 volumes. Ainda não há previsão de lançamento, mas a editora acredita que ainda esse ano elas já estarão à venda.

Ruronin Kenshin criando por Nobuhiro Watsuki, originalmente como mangá e posteriormente transformado em anime; conta a história de Kenshin Himura, um pacífico espadachim da Era Meji, que prometeu nunca mais matar. Seu nome de batismo era Shinta (espírito livre). Quando estava com seis anos perdeu seus pais vítimas de cólera, e ele terminou sendo vendido mercadores de escravos. Resgatado por Seijuurou Hiko, que se torna seu mestre. Ele é rebatizado ganhando o nome de Kenshin (coração da espada), e começa a ser treinado no estilo Hiten Mitsurugi. O seu mestre é o 13º e último representante do estilo Hiten Mitsurigi Ryuu. Aos 14 anos, e achando que seu treinamento já estava completo, ele abandona seu mestre para se juntar a uma facção monarquista denominada Choushuu, com o ideal de que uma nova era poderia melhorar a vida da população geral. Sob ordens do líder do grupo, Kogorou Katsura, Kenshin se tornou um assassino, passando a ser conhecido como Hitokiri Battousai (Battousai, O Retalhador). Após o termino desta batalha, Kenshin se refugiou para um vilarejo nos arredores de Kyoto, onde se casou com Tamoe Yukishiro, onde viveu por cinco meses. Ele retoma sua vida de Battousai após um ataque a sua casa por um grupo de ninjas ligados ao Xogunato, onde ele termina matando sua esposa acidentalmente. O seu retorno se dá na batalha de Kyoto, onde ele toma a frente de batalha. A sua última aparição como retalhador fora na batalha de Toba-Fushimi. Pouco depois ele ganha uma sakabatou (espada com a lâmina ao contrário) de Shakku Arai.

Kenshin vagou durante dez anos por inúmeros locais diferentes para se arrepender por completo das vidas que tirou durante as guerras como Battousai. Ele encontrou abrigo no Dojo Kamiya, onde a jovem Kaoru Kamiya lecionava kendo no estilo Kamiya Kashin. Kaoru perdeu sua mãe ainda nova e seu pai morreu durante a guerra Seinan. De personalidade gentil e afável, mas muito rígida quanto aos treinamentos. Essas personalidades são muito bem trabalhadas quando o jovem Yahiko Myoujin entra na série. Descendente de uma família de samurais e órfão desde novo, ele passou a trabalhar como trombadinha para mafiosos, até ser resgatado por Kenshin e adotado por Kaoru para ser seu discípulo.

O melhor amigo de Kenshin é o Sanosuke Sagara. O ex guerreiro se juntou ao grupo após o exército formado por camponeses, Sekihoutai; sofreu uma traumática dissolução por ordem governamental, e o seu líder fora decapitado. Sanosuke passou a vagar pelo Japão utilizando o sobrenome Sagara de seu falecido líder, a inscrição “Aku” (mal/mau) nas costas. Passou a ser conhecido como Zanza – Lutador de Aluguel.

O grupo também conta com a médica chamada Megumi Takani. Vinda de uma família tradicional de médicos, Megumi ainda criança perdeu seu pai e foi abandonada pela sua mãe e irmãos. Conseguiu um emprego como assistente de um médico, sem saber que ele era um fabricante de ópio para um traficante. Após Kenshin enfrentar o chefe do tráfico, a médica muda para Kyoto e passa a frequentar o Dojo Kamiya.



Os inimigos do “Grupo Kenshin” são:
 
  • Hajime Saitou, ex capitão da terceira divisão do Shinsegumi e rival antigo de Kenshin.
 
  • O grupo Oniwabanshuu composto por oito membros –
    • Aoshi – começa como inimigo e depois de duas derrotas se torna aliado,
    • Misao – jovem que fora criada pelo grupo desde os oito anos,
    • Hannya – desfigurou o próprio rosto para se tornar um espião,
    • Shikijou – após derrota contra Aoshi, toma um remédio que lhe da um físico avantajado,
    • Beshimi – baixinho com habilidade de lançar dardos envenenados,
    • Hyottoko – gordo capaz de soltar fogo pela boca,
    • Kanryuu – traficante que tinha o grupo como guarda costa,
    • Okina – líder do grupo até a traição de Aoshi.
 
  • O grupo Juppongatana composto por 12 membros –
    • Yumi Komagata - amante do líder Shishio,
    • Houji Sadojima - armado com uma espingarda; conselheiro de Shishio,
    • Soujiro Seta – utiliza uma espada curta; pupilo de Shishio,
    • Anji Yukyuuzan – monge criador da técnica Futae no Kiwami; jurou vingança ao governo Meiji,
    • Usui Uonuma – assassino do grupo; Shishio arrancou seus olhos após uma batalha; desenvolveu a luta conhecida como Espada Cega,
    • Chou Sawagejou – grande variedade de ataques; conhecido como O Colecionador de Espadas,
    • Kariwa Hennya – desenvolveu uma técnica de luta onde ele levanta vôo e solta bombas em seus inimigos,
    • Kamatari Honjou – personagem travesti que utiliza uma foice de 30 quilos,
    • Saizuchi – velho que acompanha o gigante Fuji,
    • Fuji – gigante que carrega uma foice e tem uma armadura inspirada na Unidade 02 do anime Evagelion,
    • Iwanbou – gordo e estúpido que serviu somente para espionar Kenshin e seus amigos
    • Makoto Shishio – formou o grupo após o governo monarquista o emboscarem e quase o matarem queimado.
 
O mangá apareceu pela primeira vez como pequenas histórias esporádicas intituladas Crônicas de Um Espadachim da Era Meiji, entre 1992 e 1993; no mangá Weekly Shonen Jump Special da editora Sueisha. Em 1994 teve a versão definitiva, que foi até o ano 1999 com 28 volumes encadernados. O anime consiste em 94 episódios divididos em três sagas.
 
Escrito por Gabriel Albuquerque

domingo, 2 de setembro de 2012

CECONERD

Esse sábado, dia 01 de setembro, a Komix esteve presente no evento CECONERD, um evento gratuito oferecido pelo CECON que mescla vários elementos da cultura pop, nerd e acadêmica; com varias palestras e mesas redondas. 
Agradecemos à organização pelo espaço cedido, foi muito recompensador e nos disponibilizamos para futuras parcerias. Segue abaixo algumas fotos.











sábado, 1 de setembro de 2012

Tartarugas Ninjas


No último dia 31, foi anunciado pela Panini os quadrinhos do clássico Tartarugas Ninjas. As famosas tartarugas mutantes, muito conhecidas em séries de TV e desenho, volta ao seu formato original. Poucos sabem disso, mas os heróis de Nova York surgiram originalmente em um quadrinho independente criado por Kevin Eastman e Peter Laird e publicada pela Mirage Comics em 1984.
Ambos os autores, amantes dos trabalhos de Frank Miller e Jack Kirby, no ano de 1983; começaram a batalha para tentarem entrarem no fechado mundo dos quadrinhos. Kevin Eastman iniciou sua carreira como freelance. Peter Laird formou-se em Belas Artes pela Universidade de Massachusetts. Os dois começaram uma parceria e fundaram a Mirage Comics. A criação das Tartarugas Ninjas se deu após um dia frustrante de trabalho na tentativa da criação de uma nova personagem. Os dois cansados foram para um bar relaxar e começaram a conversar sobre quais as características uma personagem deveria ter para fazer sucesso. Em meio à conversa Laird desenhou uma tartaruga segurando um nunchaku. A partir deste desenho os dois começaram a fazer uma série parodiana dos grandes sucessos da época.
A criação do quarteto iniciou com a inspiração no acidente que cegou Matt Murdock (Demolidor) com material radioativo. Outro garoto passava pelo local carregando uma caixa com quatro tartarugas, e elas foram também atingidas e caindo no esgoto de Nova York, onde se passa toda a história. Foi a partir dessa brincadeira que nasceram as Tartarugas Ninjas Mutantes Adolescentes. Também fora criado o Mestre Splinter, que ensinou ninjtsu e batizou as quatro tartarugas com nomes de grandes renascentistas: Leonardo (usa katanas e é o líder do grupo), Michaelangelo (usa nunchakus e é o brincalhão do grupo), Raphael (usa sais e é o rebelde do grupo) e Donatello (usa um cajado Bo e é o inventor, o cérebro do grupo). Além dos cinco também fazem parte da história os dois únicos amigos das Tartarugas: April O’Neil (uma assistente de laboratório) e Casey Jones (um justiceiro e maluco por esportes). O grande vilão do grupo é o líder de um clã ninja chamado Destruidor (o clã recebe o nome de Clã Foot).



Kevin Eastman e Peter Laird bateram na porta de várias editoras tentando publicarem o quadrinho. Mas, ninguém queria apostar em uma ideia absurda como a proposta pela dupla. Sem incentivo de uma editora, eles resolveram publicar como um quadrinho independente em preto e branco com a ajuda de um tio de Kevin. Na primeira tiragem foram impressas 3.000 revistas, porém o sucesso fora grande e logo eles tiveram que imprimir 6.000 exemplares e em seguida 15.000. O quarteto conquistou rapidamente o público alternativo com uma mistura de ficção científica, artes marciais, humor e ação.
As ousadas citações a heróis undergroud, temáticas literárias, lutas e bom humor; logo as Tartarugas conquistaram muitos fãs e os criadores, quatro anos depois (1987), assinaram um contrato para fazer uma linha de brinquedos e uma série animada para a televisão. Produzido por Murakami Wolf Swenson Film Production Inc. e ficou no ar durante nove anos e foi mais centrada no humor do que na violência. Houve algumas adaptações como a mudança de cor das bandanas (originalmente todas eram vermelhas), a origem do Mestre Splinter e a adição de alguns vilões: Krang (alienígena) e os capangas Bebop e Rocksteady. No Brasil foi transmitido pela Rede Globo.
No ano de 2003, um novo desenho começou a ser exibido, e ficou no ar até 2009. Produzido pela Mirage Studios e transmitido pela Fox e pela 4Kids Entertainment; houve um retorno ao original, deixando a série mais violenta e com uma trama mais completa. No Brasil foi exibida pela Fox Kids/Jetix. Agora em 2012, a Nickelodeon está sendo responsável por um novo seriado, programado para estrear no dia 21 de Setembro.
Além das séries animadas o quarteto ainda possui quatro filmes: As Tartarugas Ninjas (1990) – conta a origem dos quatro. As Tartarugas Ninjas 2: O Segredo de Ooze (1991) – destruidor busca pelo mutagênico que transformou as Tartarugas. As Tartarugas Ninjas 3 (1993) – as Tartarugas voltam ao Japão feudal. Tartarugas Ninjas – O Retorno (2007) – filme em 3D onde o quarteto enfrenta o renascido Clã Foot.

Escrito por Gabriel Albuquerque