domingo, 26 de janeiro de 2014

Fichas de Heróis pt10


Com a expectativa da estreia do live-action Guardiões da Galáxia (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2014/01/guardioes-da-galaxia.html), resolvi vim trazendo aos poucos a ficha técnica dos componentes do grupo. Iremos começar pela formação original!

Vance Astro

Nome: Vance Astrovik

Planeta Natal: Terra

Ocupação: --

Codinome: Vance Astro

Afiliações: Vingadores e Novos Guerreiros. No mundo alternativo, Terra 691, só os Guardiões da Galáxia (um dos fundadores)

Poderes: Telecinésia, explosões psiônicas, escudos psíquicos, levitação, voo

Principal Vilão: Vilões do grupo

Apelidos: --

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: Marvel Super Heros #18 (Janeiro de 1969)

Criado por: Arnold Drake e Gene Colon


Martinex T’Naga


Nome: Martinex

Planeta Natal: Plutão

Ocupação: --

Codinome: Martinex T'Naga

Afiliações: Guardiões da Galáxia

Poderes: Rajadas de fogo com sua mão direita e rajadas de gelo de sua mão esquerda

Principal Vilão: Vilões do grupo

Apelidos: Homem de Cristal

Publicado por: Marvel Comics
Primeira Aparição: Marvel Super Heros #1 (18 de Janeiro de 1969)

Criado por: Arnold Drake e Gene Colon

Capitão Charlie-27

Nome: Charlie-27

Planeta Natal: Júpiter

Ocupação: Fazendeiro, soldado, piloto de naves militares espaciais

Codinome: Capitão Charlie-27

Afiliações: Jovens Militares, Guardiões da Galáxia

Poderes: Força sobre humana, invulnerabilidade relativa, resistência sobre humana e fator de cura relativo

Principal Vilão: Vilões do grupo

Apelidos: Júpiter-Man, Extra grande

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: Marvel Heros #18 (Janeiro de 1969)

Criado por: Arnold Drake e Gene Colon




 Escrito e revisado por Gabriel Albuquerque

Homem de Ferro

Aqui no blog, nós já falamos sobre seus filmes, sobre as suas participações em histórias importantes do mundo Marvel (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/11/marvel-comics.html) , e escrevemos até críticas sobre as suas próprias histórias e os live-action (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/05/homem-de-ferro-3-critica.html) . Mas nunca falamos sobre ele. Então hoje trago para vocês um pouco mais sobre uma das personagens mais importantes das HQs: Homem de Ferro!



Anthony Edward Stark (Tony Stark) é um cientista e empresário genial. Com apenas 15 anos, consegue ingressar no MIT — Massachusetts Institute of Technology (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, EUA) para realizar a graduação em Engenharia Elétrica, e apenas quatro anos mais tarde (com 19), ele se torna mestre em Engenharia Elétrica e Física. Quando estava com 21 anos, Tony perde o seu pai e herda toda a sua fortuna e os empreendimentos Stark. Toda a fortuna, atrelada à pouca idade, lhe sobe à cabeça, fazendo-o assumir o estilo playboy que não se importa com nada a não ser carros possantes, festas e mulheres.

As Indústrias Stark fabricam armas para o exército americano. Durante a Guerra do Vietnã, Tony viaja até o local dos conflitos para a demonstração de uma nova arma que havia produzido. Em seu caminho de volta ao aeroporto, o comboio em que se encontrava é atacado por forças inimigas. Todos os soldados que estavam com ele morrem na emboscada, e o bilionário é ferido por uma granada. Ele não morre, mas seu peito é atingido por estilhaços da explosão, e alguns deles se alojam em seu coração. Wong Chu, um líder fanático, o captura e o prende junto com outro cientista genial, Ho Yinsen. Os dois são obrigados a construir uma nova arma para Chu, porém Tony tem outros planos. Ele conta a seu parceiro de prisão que irá desenvolver uma arma que o fará sobreviver e libertar ambos daquele local. Após alguns dias, a primeira armadura do Homem de Ferro estava pronta. Uma armadura toda robusta, de mecanismos precários, mas eficientes. Durante a fuga, seu parceiro é baleado e morre. Tony consegue fugir do local, e com o passar do tempo, vai aprimorando sua armadura, tornando-se de uma vez por todas o Homem de Ferro, lutando ao lado das forças americanas contra os comunistas durante a Guerra Fria (versão original).

Ao se defrontar com um de seus rivais, Obadiah Stane (criador do Monge de Ferro), Tony usa todos os recursos que podia, e isso o leva à falência. Desesperado por não ter mais nada, o bilionário que sempre gostou de beber muito entra de uma vez no alcoolismo. Sua assistente, Pepper Potts, tenta ajudá-lo a sair da condição em que se encontrava. Porém, em um episódio de descontrole mental e sob o efeito do álcool, ele bate por repetidas vezes na jovem. Em um lampejo de sua mente, nota o que está fazendo e para. Percebendo todo o seu desequilibrio emocional, Tony resolve deixar a identidade do Homem de Ferro e a passa para uma das pessoas de sua maior confiança: o ex-militar James Rhodes. James assume a identidade sob comando de Tony e teve participações importantes durante cronologias do Universo Marvel, como, por exemplo, nas Guerras Secretas. Após algum tempo, o bilionário consegue se recuperar financeiramente e cria uma nova companhia: Circuits Maximus. Durante o processo de reconstrução de sua fortuna, Tony manteve Rhodes no comando da armadura, mas este começa a perder o controle de suas ações. Ele passa a enlouquecer, pois a armadura fora feita para funcionar em interface com a mente de Tony. Ele consegue salvar seu amigo da loucura e derrotar Stane. Após isso, Tony se encarrega de destruir todos os trajes de combate que eram baseados no seu com a ajuda da Viúva Negra e do Dínamo Escarlate.

Todo esse choque psicológico sofrido se seguiu de um choque físico. Devido ao seu uso excessivo, a armadura começa a destruir o sistema nervoso de Tony. Enfraquecido e incapacitado de andar por causa de um tiro disparado por uma ex-amante, o gênio resolve construir uma armadura controlada à distância. A sua eficiência era pouca. Diante disso, ele decidi fazer um traje muito poderoso e o chama de Máquina de Combate. A nova armadura exigia muito do corpo de Tony, então ele implanta em si um biochip que o fazia poder se locomover novamente. Após esses fatos, o empresário finge sua morte, até se recuperar totalmente. Rhodes, sem saber de nada, assume a Máquina de Combate, e ao descobrir que seu amigo estava vivo, foge com a armadura, passando a aparecer esporadicamente em algumas séries, como na minissérie War Machine (2004), no selo Marvel Max.



Uma das mais polêmicas e criticadas séries do Homem de Ferro é a série Extremis (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/04/critica-homem-de-ferro-extremis.html). Nessa série, o governo quer confiscar todas as armaduras de Tony por elas não serem registradas e por ele ter quebrado acordos firmados. Ao mesmo tempo, a Secretaria de Defesa passa a ser assumida por ele. Enquanto estava no cargo, um amigo lhe pede ajuda para recuperar um projeto de supersoldado chamado Extremis. A médica Maya Hansey consegue aplicar o vírus em um terrorista, Mallen. Após uma batalha sangrenta entre ele e o Homem de Ferro, o herói vence, mas fica extremamente ferido e termina no hospital onde Maya trabalha. Ela o convence que a única forma de ele sobreviver seria através do Extremis. Com isso, ele passa a interagir com qualquer tecnologia usando a sua mente.

Durante a Guerra Civil, o Homem de Ferro e o Capitão América (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/10/capitao-america-o-supersoldado.html), antes aliados, ficam de lados opostos: o primeiro era a favor do registro de super-heróis, o segundo era contra. O registro ficou conhecido como Ato de Registro de Super-humanos. Após uma dura batalha política e física, o lado do Homem de Ferro supostamente ganha a Guerra Civil com a prisão e subsequente morte do Capitão América.



Ao final da Guerra Civil, a raça alienígena Skrull se infiltra durante o programa inventado pelo então diretor da S.H.I.E.L.D. (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/12/shield.html), Tony Stark; chamado A Iniciativa. Este nada pode fazer a respeito. Diante de falha tão grande, ele é destituído de seu cargo, e o “herói” Patriota de Ferro assume o agora H.A.M.M.E.R. Mas o que eles não sabem é que o atual diretor é Norman Osborn. A partir disso, vários heróis e não heróis passam a sentir que poderiam derrotar o Homem de Ferro a qualquer momento, pois este estava enfraquecido fisicamente, emocionalmente e, não havia ninguém ao seu lado.  Diante dos fatos, a única coisa que Tony podia fazer era fugir para se reerguer como herói.

Entre os seus principais inimigos, podemos citar:

Monge de Ferro
Mandarim
I.M.A.
Homem de Titânio

Confiram a ficha técnica do Homem de Ferro - http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/10/fichas-dos-super-pt2.html


Escrito por Gabriel Albuquerque
Revisado e corrigido por Tarsila Albuquerque

domingo, 5 de janeiro de 2014

Guardiões da Galáxia


Todos já estão sabendo do filme do Guardiões da Galáxia esse ano. Então, para os que sabem pouco sobre o grupo, resolvi trazer um pouco mais sobre eles!

Existem dois grupos na Marvel (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/11/marvel-comics.html) chamado Guardiões da Galáxia. O original é uma equipe de heróis vindos do futuro para o nosso presente. Mas, para o cinema será usado uma segunda versão, que são heróis do presente reunidos para proteger o universo de ameaças.


A equipe original surgiu nos quadrinhos em Marvel Super-Heroes #18, em 1969, em uma história de Arnold Drake e Gene Colan, como heróis cósmicos vindos do século XXXIcujos grande inimigos eram os Badoons, um império galáctico.  Os membros originais da equipe eram: Martinex T’Naga (um ser de cristal, advindo de Plutão), Yondu Udonta (do sistema solar de Alfa Centauro) e Capitão Charlie-27 (de Júpiter); liderados pelo terráqueo Major Vance Astro, um astronauta do século XX que ficou milhares de anos congelado em animação suspensa. Posteriormente, em Marvel Two-in-One 04 e 05, de 1974, por Steve Gerber e Sal Buscema, a equipe recruta mais dois membros: Starhawk e Niki – e vem ao nosso presente para combater os Badoons ao lado do Capitão América (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/10/capitao-america-o-supersoldado.html) e do Coisa (Quarteto Fantástico – http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/10/quarteto-fantastico.html). Em seguida, os Guardiões da Galáxia viveram uma série de aventuras como coadjuvantes da equipe Os Defensores, em 1975.


Em outra história marcante, por Roger Stern e Len Wein (textos) e Sal Buscema (arte), em Thor Annual 06, de 1977, Thor une forças com os Guardiões para combater o computador vivo Korvac, um humano transformado em androide pelos Badoons. Mas Korvac termina conseguindo fugir para o presente. O desfecho da batalha se dá durante A Saga de Korvac, uma das melhores histórias dos Vingadores (http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/06/os-vingadores-esse-ano-mais.html) e publicada em Avengers 167-177, de 1977 - 1978, por Jim Shooter, George Perez e Dave Wenzel. Os Guardiões da Galáxia ajudam os Vingadores na grande batalha e são peça fundamental da história.


Nos anos 80, os Guardiões da Galáxia ficaram um pouco fora de cena no Universo Marvel, até ganharem a própria revista em 1990 que durou 62 edições. Os primeiros números foram escritos e desenhados por Jim Valentino (29 ao todo), enquanto o roteirista Michael Gallagher assumiu o restante até o cancelamento em 1995Também nos anos 1990, foi revelado que a versão adolescente de Vance Astro, no presente, se torna o herói Justiça, que integra primeiramente os Novos Guerreiros e depois torna-se membro dos Vingadores, na excelente temporada de Kurt Busiek e George Perez. O permanece outra temporada no esquecimento até a saga Aniquilação, de 2006, na qual há uma grande aventura cósmica dentro do Universo Marvel. Na sequência dessa história, Aniquilação: Conquista, surge uma nova versão dos Guardiões da Galáxia, criada por Dan Abnett e Andy Lanningagora com personagens do presente e advindos do lado cósmico da editora. Essa nova equipe faz mais sucesso e vem contando com boas histórias em grandes sagas cósmicas. Seus membros principais são: Star-Lord, Gamora, Groot, Rocket Raccon e Drax, o Destruidor (equipe que irá aparecer no filme do grupo). Ocasionalmente, o herói Nova participa de suas aventuras, bem como alguns ex-membros dos Vingadores, como Serpente da Lua e Mantis. As histórias mais recentes dos Guardiões da Galáxia trouxeram a inclusão de um novo membro: o Homem de Ferro, como uma maneira de aproximá-los mais ainda dos Vingadores.


O filme do grupo terá a sua estrei em Agosto desse ano. O dia ainda está para ser divulgado.


Escrito e revisado por Gabriel Albuquerque