domingo, 29 de dezembro de 2013

Fichas de Heróis pt9


Como esse fim de semana o mestre e gênio está completando 91 anos, resolvi homenagiá-lo trazendo três das suas personagens mais importantes para o Universo Marvel! São as personagens que faltavam para ter todos os fundadores de um dos grupos mais importantes: Os Vingadores!


Hulk

Nome: Robert Bruce Banner

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: --

Ocupação: Físico nuclear especialista em raios Gama (desempregado)

Codinome: Hulk

Afiliações: Vingadores, Pacto de Guerra, Poderosos Vingadores, Novo Quarteto Fantástico

Poderes: Super força, resistência física e metal, agilidade e velocidade sobre humanas, regeneração celular espontânea, resistência contra magias

Principal Vilão: Abominável

Apelidos: Gigante Verde, Monstro Verde

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: The Incrible Hulk #1 (Maio de 1962)

Criado por: Stan Lee e Jack Kirby



Homem Formiga (original)

Nome: Henry Pym

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: --

Ocupação: Cientista

Codinome: Homem Formiga

Afiliações: Vingadores, A Iniciativa, Vingadores da Costa Oeste

Poderes: Gênio em todas as áreas, mudança de estatura e massa corporal através das Partículas Pym.

Principal Vilão: Camarada X

Apelidos: --

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: Tales to Astonish #27 (Janeiro de 1962)

Criado por: Stan Lee e Jack Kirby



Vespa

Nome: Janet Van Dyne

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: --

Ocupação: Estilista

Codinome: Vespa

Afiliações: Vingadores, A Iniciativa, Poderosos Vingadores

Poderes: Encolhimento, força sobre humana, rajada de energia e voo

Principal Vilão: --

Apelidos: --

Publicado por: Marvel Comics

Primeira Aparição: Tales to Astonish #44 (1963)


Criado por: Stan Lee e Jack Kirby



domingo, 22 de dezembro de 2013

S.H.I.E.L.D.




A S.H.I.E.L.D. (Supreme Headquarters of International Espionage and Law-Enforcement Division) apareceu discretamente em vários filmes da Marvel. Depois ficou em evidência no filme dos Vingadores (leia sobre em http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/06/os-vingadores-esse-ano-mais.html). Agora a ABC está produzindo uma série para a TV. Na direção está Joss Whedon (Os Vingadores), e entre as personagens temos:

  • Grant Ward – ele é letal, preciso e controlado sob fogo. Não lida bem com outros agentes e não é muito sociável. Volátil, mas decente e, eventualmente, charmoso.

  • Althea Rice (“A Cavalaria”) - espiritualizada e quieta, uma piloto experiente, especialista em armas e alguém que carrega feridas de guerra e que vai além do chamado do dever.

  • Leo Fitz e Jemma Simmons - conhecidos como “Fitz-Simmons”, os dois passam a maior parte do tempo juntos, como irmão e irmã que estão sempre discutindo. Fitz é bom com armas, explosivos e tecnologia. Simmons é ligada em ciência. São nerds e atraentes.

Além dessas personagens, o emblemático Agente Coulson, que “morreu” no filme dos Vingadores; reaparece como o responsável por essa equipe.
A série não tem relação com nenhum dos filmes da Marvel lançados recentemente, mas especula-se que algumas personagens que aparecerão durante o seriado podem vim a aparecer em algum dos filmes (como foi confirmado a presença do Nevasca, vilão do Capitão América).

A organização foi criada nos anos 60, após a descoberta da organização terrorista conhecida como H.I.D.R.A. Para comandar a organização fora convocado o ex-soldado americano da CIA, o coronel Nicholas (Nick) Fury.

Embora seja uma organização internacional sem vínculos legais com qualquer nação, a maior parte dos agentes e do financiamento da organização parte dos EUA, e por isso ela é alvo de críticas e discussões; sendo rotulada como “agente do imperialismo americano”. Teoricamente o corpo diretor é multinacional e somente a ONU pode autorizar qualquer ação que a organização queira realizar, porém ela já foi usada como armas pelas potências ocidentais na Guerra Fria e contra governos “rebeldes” do terceiro mundo. Apesar da maior parte das ações realizadas pela S.H.I.E.L.D. serem secretas, a sua existência é de conhecimento público. Ela é considerada um órgão máximo de manutenção da lei – que é muito bem demonstrado durante a operação Tolerância Zero, onde eles inutilizaram a força tarefa para acabar com a Ameaça Mutante.

A sua base de operações ocorre em um porta aviões aéreo, que viaja por todo o mundo. É uma ótima estratégia utilizada para conseguir chegar a qualquer parte do mundo o mais rápido possível. Ela também conta com escritórios regionais e bases secretas em todas as grandes cidades do ocidente. Nick Fury se manteve como diretor da S.H.I.E.L.D por décadas, tornando-se uma lenda viva dentro da organização, pela sua excelência na manutenção da lei e eficiência na espionagem internacional. Recentemente ele promoveu um expurgo na agência para dissolver grupos corruptos e ineficientes instalados na diretoria. Os seus principais parceiros dentro da organização são o Coronel Dum Dum Dugan (segundo em comando) e G.W. Bridge, responsável por assuntos mutantes. Há pouco tempo ele teve que deixar a diretoria devido à descoberta do seu envolvimento em uma ação não autorizada contra o governo de Latvéria, na qual ele envolveu civis como agentes e os super heróis Capitão América (leia sobre em http://komixbrasil.blogspot.com.br/2013/10/capitao-america-o-supersoldado.html), Homem Aranha (leia sobre em http://komixbrasil.blogspot.com.br/2012/07/com-grandes-poderes-vem-grandes.html), Luke Cage e Viúva Negra. Hoje Fury é um renegado procurado.

Após esses eventos Maria Hill assumiu a diretoria, e logo descobriu que Os Vingadores estava escondendo informações importantes da S.H.I.E.L.D. Ela passou a ter sérias restrições quanto à ação dos super (ocorrido durante os eventos da Dinastia M) Ela foi a percussora da ação: Iniciativa de Registro dos Super Humanos. Ao tentar colocar o Capitão América do seu lado, este foi contra e iniciou a Resistência Anti Registro. A diretora passou a capturar e prender super heróis da Resistência, que foi um dos motivos da explosão da Guerra Civil. Em um dos eventos, Maria Hill confessou a Tony Stark que nunca havia almejado a diretoria da organização, e o questionou porque ele não assumia tal posto, já que ele estava demonstrando grande capacidade no comando do grupo Pró Registro. Após a Guerra Civil, por indicação da ONU, Tony se torna diretor com Maria Hill como sua imediata.

A S.H.I.E.L.D. teve o seu fim após a invasão Skrull. O governo americano desistiu do Homem de Ferro e desmantelou a organização. Norman Osborn (o Duende Verde original) assumiu a diretoria e a transformou na H.A.M.M.E.R., roubou a tecnologia da armadura do Homem de Ferro e se tornou o Patriota de Ferro, reunindo e liderando os “Vingadores Sombrios”.



Escrito e revisado por Gabriel Albuquerque

domingo, 15 de dezembro de 2013

DC Comics


Como recentemente eu postei uma matéria sobre a Marvel, não podia deixar fazer uma sobre a sua maior e principal rival: a DC Comics!


Em seus primórdios a companhia era chamada de National Comics, mas devido ao grande sucesso de uma de suas revistas, a Detective Comics, eles passaram a adotar a sigla DC, usada até hoje.

A National Allied Publication foi fundada no ano de 1934 pelo Major Malcom Wheeler-Nicholson, para a publicação da revista More Fun Comics/Fun: The Big Comic Magazine, lançada em 1935; e mais tarde conhecida como New Fun e More Fun. A revista fora inovadora por ser a primeira a juntar várias tirinhas com personagens originais em forma de tabloides. Ainda no mesmo ano, Malcom lança sua segunda revista: New Comics. Esta tem um sabor especial, pois marca o início da Era de Ouro dos quadrinhos. Dois anos mais tarde (1937) é lançada a Detective Comics. A revista era uma série de antologias que ganhou grande reconhecimento quando houve a inserção de um dos maiores heróis da marca: Batman, em maio de 1939 (nº 27). Nessa mesma época Weeler-Nicholson já havia se desligado da empresa, deixando-a nas mãos de seu sócio Hanrry Donenfeld, que juntamente com Jack S. Liebowitz formam a Detective Comics Inc., para fazerem as suas próprias publicações.

A National Allied Publication lança no ano de 1938, o que é considerada a sua quarta revista, Action Comics; marcando também o surgimento de mais uma personagem ícone da empresa: Superman. O sucesso do herói foi tão grande que o seu quadrinho marca o início da Era de Ouro das HQ. Isso levou com que a empresa introduzisse mais uma personagem marcante: Mulher Maravilha, e também o primeiro grande grupo, a Sociedade da Justiça da América, que era composta originalmente por: Sr. Destino, Lanterna Verde (original), Flash (Joel Ciclone), Homem-Hora, Sandman, Gavião Arqueiro, Átomo e Espectro.

Em meados da década de 1950, Irwin Donenfeld (diretor editorial), junto com o editor Julius Schwartz, tiveram a ideia de fazer uma reformulação total do Flash e do Lanterna Verde. A dupla pediu para os escritores Gardner Fox e Robert Kanigher, e para os desenhistas Carmine Infantino e Joe Kubert; ficarem responsáveis por essa reformulação. Essa reformulação aumentou a popularidade dessas personagens e de muitas outras, fazendo com que essa época fosse chamada de Era de Prata das HQ. Nessa era foram introduzidas personagens de grande importância como Bizarro e Brainiac e Darkseid. Também houve a estreia da série do Batman para as telinhas pelo canal ABC, o que ajudou no aumento das vendas de suas HQ.

Em disputa com a sua grande concorrente, a Marvel Comics, a DC teve uma experiência dramática entre os anos 70 e 80, onde vários títulos importantes foram cancelados como Firestorm e Shade the Chaging Man. Em uma nova administração o vice-presidente, Paul Levitz e o editor Dick Giordano começaram a oferecer royalties e parcerias. A empresa também passou a ter o conceito de mini-séries e séries limitadas para a TV. Com essas mudanças a vindoura série Os Novos Titãs passou a ser fundamental na apresentação de novas personagens. Outro ponto que também ajudou a DC a voltar ter sucesso de vendas foi a implementação da nova revista: Crise nas Infinitas Terras.

Nessa mesma época o britânico Alan Moore (link) revigorou os seus trabalhos, dando uma contribuição com a DC. Isso ajudou com que outros grandes artistas, como Neil Gaiman, Grant Morrison (link) e Frank Miller (link), também trouxessem os seus trabalhos para a editora. E somente quando Batman: The Dark Knight Returns (link) e Watchmen (link) saiu, é que a editora finalmente pode competir pela liderança do mercado.

Nos anos 90, houve uma nova queda, na qual conseguiu ser contornada com mais dois títulos marcantes: A Queda do Morcego (link) e A Morte do Superman (link). Ambas as séries, por serem longas, conseguiram manter as vendas em alta, assim como estratégias de lançar graphic novels e outras HQ em outros selos, na qual havia se fechado parcerias.

Em 2004, novamente a DC precisava revitalizar as suas vendas e começou um lento processo para a sequência do título Crise das Infinitas Terras, onde prometia grandes mudanças para o Universo DC. Em 2005, houveram várias mini séries preparando os leitores para mais um título marcante: Crise Infinita.

Em setembro de 2009 a DC e a Warner Bros anunciam que a editora tomaria os direitos de filmagens de suas personagens, o que ajuda na melhora da adaptação das personagens para as telonas, apesar de nem todos terem dado certo como Lanterna Verde, por exemplo; enquanto outros fizeram um sucesso devastador como a trilogia Batman (link) e o último filme do Superman.



domingo, 1 de dezembro de 2013

Fichas dos Super pt8


Hoje resolvi trazer para vocês um pouco sobre os integrantes de um dos grupos mais famosos da DC, Jovens Titãs!



Estelar
Nome: Koriander

Planeta Natal: Tamaran

Cidade atuante: --

Ocupação: --

Codinome: Estelar

Afiliações: Jovens Titãs, Novos Titãs e Renegados

Poderes: Força, resistência e durabilidade sobre-humanas, voo, projeção de energia solar, assimilação linguística

Principal Vilão: Komander (Estrela Negra – sua irmã)

Apelidos: Kory

Publicado por: DC Comics

Primeira Aparição: DC Comics Presents #26 (outubro de 1980)

Criado por: Marv Wolfman e George Pérez

Ravena
Nome: Rachel Roth

Planeta Natal: Terra, porém em outra dimensão chamada Azarath

Cidade Atuante: --

Codinome: Ravena

Afiliações: Sentinelas da Magia, Jovens Titãs e Novos Titãs

Poderes: Campo de força, empatia, cura, intangibilidade, levitação, magia, manipulação do tempo, projeção astral, regeneração celular, sensitividade, telecinese, telepatia, teletransporte, voo, viajem temporal e interdimensional

Principal Vilão: Trigon (seu pai)

Apelidos: --

Publicado por: DC Comics

Primeira Aparição: DC Comics Presents #26 (outubro de 1980)

Criado por: Marv Wolfman e Geoge Pérez

Cyborg

Nome: Victor Stone

Planeta Natal: Terra

Cidade Atuante: ­­--

Codinome: Cyborg

Afiliações: Jovens Titãs, Novos Titãs, Liga da Justiça

Poderes: Força, resistência e durabilidade sobre-humanas, e suas partes cibernéticas se alteram para vários tipos de armas diferentes

Principal Vilão: --

Apelidos: Vic

Publicado por: DC Comics

Primeira Aparição: DC Comics Presents #26


Criado por: Marv Wolfman e George Pérez


Escrito por Gabriel Albuquerque